Introdução
Todos os locais, aldeias, vilas ou cidades, têm a sua história e as aldeias do Coentral não são excepção!
Na última vintena de anos Joaquim Ferreira tem dedicado parte do seu tempo a pesquisar registos da terra onde nasceu, Coentral, tentando dessa forma colher o maior número possível de informações sobre a sua origem e formação.
É dessa procura que nasce o livro
O livro
Image is not available
Coentral - História, usos, costumes e tradições
anterior
próximo

Sobre o Projecto

Coentral – História, Usos, Costumes e Tradições é um projecto de Crowdfunding (financiamento colaborativo) que pretende editar um livro sobre a antiga freguesia do Coentral, pertencente ao concelho de Castanheira de Pera.

O Coentral situa-se na encosta sul da Serra da Lousã, na vertente onde se forma o longo Vale da Ribeira de Pera. Aqui nascem as três ribeiras - ribeira das Quelhas, ribeira do Coentral Grande e ribeira de Cavalete - que neste território se juntam para, em conjunto, formarem a Ribeira de Pera, afluente do Rio Zêzere.

Foi freguesia do concelho de Castanheira de Pera até 2013, ano em que, tendo sido extinta no âmbito da reforma administrativa nacional, ficou agregada à freguesia de Castanheira de Pera, formando uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral com sede em Castanheira de Pera. Desta antiga freguesia faziam parte as localidades de Coentral Grande, Coentral da Cruz, Coentral das Barreiras, Coentral do Fojo, Camelo e Carriçal.

Sobre o Autor

Joaquim Ferreira nasceu no Coentral em 1954.

É um apaixonado pela sua terra natal. Licenciado em Economia pelo Instituto superior de Economia de Lisboa, este antigo técnico superior da administração pública, após ter-se reformado continuou activo noutras vertentes da sua vida pessoal e da vida da comunidade castanheirense residente em Lisboa em que se integra, comunidade essa que tem procurado manter bem vivas as ligações à terra onde nasceu ou onde nasceram os seus ancestrais antepassados.

Estudioso, desde há longos anos, da história, usos, costumes e tradições do Coentral e do concelho de Castanheira de Pera, tem vindo a publicar, a partir de 2013, trabalhos que realizou sobre estes temas, no desaparecido jornal “A Comarca”, no jornal “O Ribeira de Pera” e em páginas da rede social “Facebook” que gere, trabalhos que estão desenvolvidos, com maior profundidade, no livro que se pretende publicar.

É associado do CIRUC - Centro de Instrução e Recreio União Coentralense e da Casa do Concelho de Castanheira de Pera em Lisboa, faz parte da Direcção do Rancho Folclórico Neveiros do Coentral e é membro activo do agrupamento musical Fragas e Giestas – Cavaquinhos do Coentral.

Testemunhos

Parceiros Institucionais

Câmara Municipal de Castanheira de Pera
União de Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral
Baldios do Coentral
Casa do Concelho de Castanheira de Pera

Promotores da iniciativa

cirucrf-neveiros-coentral